terça-feira, 14 de setembro de 2010

Proposta de Redação

Com base na leitura do texto motivador e nos seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do Idoso. Selecione, organize e relacione argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

"Idoso é quem tem privilégio de viver longa vida...
... velho é quem perdeu a jovialidade.
[...] A idade causa degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
... você é velho quando apenas dorme... [...]"
Redação:
O valor dos idosos

Os idosos representam grande parte da população brasileira. Eles têm um papel importantíssimo na sociedade mas, muitas pessoas não sabem ou ignoram completamente esse valor.
É através das pessoas mais velhas que conhecemos as histórias, as lendas, a cultura, as tradições e os hábitos de antigamente. Ou seja, os idosos são uma fonte inesgotável de informações culturais, como um livro.
O problema é que, como os idosos têm uma saúde vulnerável e precisam de ajuda para fazer várias coisas - devido ao envelhecimento e à idade -, muitos familiares os mandam para asilos ou abrigos. Eles usam como desculpa para essa crueldade a falta de tempo e, até, de recursos econômicos. Realmente lastimável!
Com certeza, é uma maldade inaceitável. Os idosos são pessoas como outra qualquer. A diferença é que são mais debilitados e necessitam de uma atenção especial. A verdade é que isso não é desculpa, muito menos motivo para abandoná-los, ainda mais quando esses são membros da família.

(Texto feito por Ruan Jonathan.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário