quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Revoltas Anti-Coloniais


Guerra dos Emboabas

A descoberta do ouro na região das Minas Gerais atraiu um grande número de pessoas de toda a colônia para cá.
Foram os bandeirantes paulistas quem descobriram o ouro. Eles se dividiam em bandeirantes de apresamento - com o objetivo de prender escravos - e o grupo de prospecção - que buscava metais preciosos.
Os descobridores eram contra a exploração das minas por outras pessoas pois queriam o ouro só para si.
Os paulistas chamavam esses viajantes de emboabas ( nome indígena de uma ave com pena nas canelas ) por estes usarem botas, já que os bandeirantes andavam descalços.
O rei de Portugal não aceitou o pedido dos paulistas de exclusividade na exploração, já que quanto mais pessoas explorassem, mais pessoas pagariam impostos, enriquecendo a Coroa.
Aconteceram vários conflitos entre os mascates e os paulistas. O mais violento deles ficou conhecido como Capão da Traição: eu grupo de, aproximadamente, 300 paulistas foi cercado por um grupo (maior do que o deles) de emboabas, que alegavam missão de paz. Os paulistas, acreditando neles, abaixaram as armas e foram mortos pelos emboabas.
Depois disso, os paulistas abandonaram Minas Gerais. Alguns voltaram para São Paulo e outros foram procurar metais preciosos em Mato Grosso e Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário