segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A missa do Galo - Machado de Assis

O conto se passa, praticamente todo, durante uma conversa entre Conceição e Nogueira - que esperava o momento de ir para a Missa do Galo.

Narrador: é um narrador personagem, em 1° pessoa. Nogueira conta-nos como foi parte da sua vida e como ele se sente ao esperar pela missa.
Ex:
"A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses..."

Personagens: No desenrolar da história são citados muitos personagens como o vizinho, as duas escravas e a mãe de Conceição. Mas os principais são:
  • Nogueira: é o protagonista da história. Tem apenas 17 anos e foi de Mangaratiba para o Rio de Janeiro estudar. É um rapaz perceptivo, atento, observador, que gosta de ler, ansioso e romântico.
  • Conceição: uma mulher calma, passiva, com um rosto mediano, olhar tranquilo. De acordo com o narrador, não sabia odiar, perdoava tudo e era uma pessoa extremamente simpática.
  • Meneses: escrivão, marido de Conceição. Era um adúltero e todos sabiam - inclusive sua mulher - de sua amante, porém mantinham-se calados para manter a reputação da família.
Tempo: a história se passa no século XIX, por volta de 1861 e 1862 às vesperas do Natal.

Ambiente: a história se passa, por quase todo o tempo, na casa do escrivão Meneses. A conversa ocorre na sala...

Desfecho: a história termina com o vizinho chamando Nogueira para ir à Missa do Galo. Ele conta que, certo tempo depois, veio a saber que Conceição tinha ficado viúva e casara-se novamente. Depois da conversa, ele nunca mais a viu.

Análise feita por Ruan Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário