quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Proposta de Redação

Considere a seguinte situação:
Um suplemento de um jornal de circulação nacional, dedicado a questões relativas à educação, publicará, na próxima semana, textos que contenham a opnião de professores e estudantes sobre o papel da leitura - sua importância, validade e funcionalidade - no ensino médio. Redija, no padrão culto da língua, um texto argumentativo, supostamente destinado a compor a edição de tal suplemento ( que trará, como título, os seguintes dizeres: "Quem não lê, não escreve: sem leitura, sem livros, os nossos filhos serão incapazes de escrever sua própria história" ).
Redação:

Benefícios da leitura
Estudos já mostraram que alunos com o hábito da leitura têm uma escrita melhor, se comparados àqueles que não lêem.
Ao ler livros, jornais ou revistas, os leitores podem observar o uso de concordâncias, a disposição gráfica e de ideias. Sem contar a amplitude do vocabulário que cada um pode adquirir. Tudo isso ajuda a melhorar, cada vez mais, os textos.
As pessoas, ao lerem, também ficam inteiradas de assuntos atuais, que estão presentes no dia-a-dia, possibilitando a criação de um texto atualizado.
Não é difícil observar a diferença. Basta pedir a dois alunos - um com o hábito da leitura e o outro não - para fazerem uma redação. Depois é só compará-las.
Definitivamente, a leitura exerce um papel super importante e benéfico não só para a vida escolar mas também na vida social das pessoas, pois torna esses indivíduos cultos e atualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário