quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Encontro Marcado - Fernando Sabino

O Encontro Marcado - Fernando Sabino

O livro conta a história de Eduardo Marciano, um rapaz que busca, durante sua vida, respostas para perguntas, diga-se de passagem, retóricas.

   Eduardo é filho de Seu Marciano com dona Estefânia. Natural de Belo Horizonte, portava-se, durante a infância, como uma criança mimada. Entretanto, desde esses tempos, já se mostrava uma pessoa com grande potencial. Era um tanto inteligente e esperto, se comparado aos demais garotos de sua idade. Sua mãe temia o que poderia acontecer com o filho por causa de sua esperteza fora do normal. Ela chegou até mesmo a conversar com seu marido sobre isso. Entretanto, seu Marciano encarava como algo comum e, até mesmo, bom.
   A história mostra detalhadamente a vida do personagem. Os acontecimentos que marcaram sua infância, as muitas dúvidas e questionamentos que surgiam com a puberdade e a rebeldia que chegou com a juventude. Fala sobre seu primeiro romance – com a bela menina Letícia –, a primeira viagem ao Rio de Janeiro, a primeira premiação de um conto seu – o que lhe rendeu cem mil réis –, entre muitos outros.
  Eduardo teve a sua juventude marcada pela rebeldia e pelas farras. Ao lado de seus melhores amigos Mauro e Hugo, o rapaz participou de várias badernas. O trio fez grandes loucuras. Acredito que o que os unia era algo que todos tinham em comum: eram, na verdade, grandes poetas incompreendidos.
  É importante falar, ainda, que Eduardo tinha o apoio e a admiração do pai com relação a seu jeito de encarar a vida. Isso é mostrado na página 80 do livro:

“... Seu Marciano pôs a mão no ombro do rapaz:
- Meu filho, não diga para sua mãe, ela se preocupa demais com você, não quero que comece a se preocupar também comigo. Mas você é exatamente como eu gostaria de ter sido. ”

   Com o passar do tempo, as circunstâncias da vida levaram à separação gradual dos amigos. Eduardo se apaixonou por uma garota carioca, Mauro continuou seu curso de Medicina e Hugo continuou com sug
ua rebeldia e contestação contra a sociedade como um todo. O último ainda se mostrava contra a postura de seus amigos por certas vezes. Isso é mostrado quando ele os chama de “vendidos”.
   A segunda parte do livro – O Encontro – se inicia com a vida de casado do protagonista. Ele casara-se com Antonieta – a garota por quem se apaixonara um tempo antes – e fora morar com ela no Rio de Janeiro. Para Eduardo, uma nova fase da vida, novos amigos, novas companhias. Enfim, tudo era novo.
  A história se segue com o detalhamento da nova vida de Eduardo. Entretanto, esta é marcada por muitas incertezas e uma certa nostalgia. Ele vive perdas – do tempo que não mais voltaria, das amizades que outrora tivera em sua cidade natal, das pessoas queridas e que ele amava – e sua vida mostra-se cada vez mais complicada. Mas como ele lidaria com essas perdas que viriam com o tempo? Que fim levaria seu casamento e sua vida? São perguntas que só podem ser respondidas com a leitura deste incrível livro.

Opinião:

  Sem sombra de dúvidas é um livro incrível! É a história do autor do livro – Fernando Sabino – entretanto, não é uma autobiografia. O escritor apenas baseia-se em sua vida conturbada com infinitas dúvidas para escrever este belo livro.
   A história tem seu toque dramático no momento em que o protagonista vai a Minas Gerais e, aos poucos, reencontra pessoas que fizeram parte de sua história. Ele vai à Juiz de Fora, reencontra Letícia – sua primeira namorada –, vai ao cemitério ver o túmulo no qual seu pai, outrora sábio e conselheiro, descansa de um sono profundo. É uma espécie de despedida de tudo e de todos.
   Na minha opinião, o livro tem muito a ensinar ao leitor. Mas, para isso, é necessária uma leitura bastante atenciosa aos mínimos detalhes. Eu acho um tanto incrível a maneira como o autor reutiliza os fatos: já no fim do livro, ele volta a acontecimentos citados no começo da história e usa-os como exemplo e mostra que pequenas coisas, após certo tempo, mostram-se enormes.
   A primeira parte do livro termina com um trecho que, sob meu ponto de vista, é um dos mais bonitos de toda a história. Sabino resume tudo o que acontecera até o momento e conclui:

“De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estaria sempre começando. A certeza de que era preciso continuar. E a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”
( O Encontro Marcado, Pág. 177 )

    É difícil falar ao certo qual o significado do título do livro. Entretanto, me arrisco a tentar. Acredito que esse “Encontro Marcado” é um encontro que Eduardo – e muito menos Fernando Sabino – não sabia nem com quem, nem quando ocorreria. E muito menos, se ocorreria.
   Como diz no próprio livro, é uma história de juventude, desespero, cinismo, desencanto, melancolia e tédio que se acumulam no espírito do jovem escritor Eduardo Marciano. Em meio a uma vida conturbada, ele se vê obrigado a abdicar de si mesmo e “encontrar-se” com algo desconhecido.

Texto feito por: Ruan Jonathan.

Um comentário: