segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Revolução Industrial e o Campo Social

A Revolução Industrial e o Campo Social

Breve resumo acerca das mudanças sociais causadas pela Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um processo que ocorreu - inicialmente - na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. Ela trouxe muitas mudanças não só para o meio econômico mas também para o campo social.
Considerando-se os meios de produção, a Revolução Industrial veio para derrubar os métodos artesanais e a manufatura. Estes foram substituídos pelo sistema fabril e pela maquinofatura, respectivamente. Além disso, notou-se uma crescente divisão das etapas de produção. Ou seja, cada trabalhador precisava conhecer apenas uma parte da produção, sem se preocupar com as etapas conseguintes.
Pode-se dizer que as mudanças sociais foram ainda mais significativas. Houve uma mudança praticamente total no estilo de vida das pessoas. Além disso, acarretou, também, em uma crescente urbanização. Entretanto, as cidades possuíam pouca ou nenhuma infra-estrutura. Isso resultou na formação de aglomerações nas periferias, conhecidas popularmente hoje, como favelas.
Com o processo em questão, teve-se o surgimento de duas novas classes sociais: a burguesia - banqueiros e donos de fábricas - e o proletariado - trabalhadores assalariados.É notório salientar também o exagero das jornadas de trabalho. Crianças, idosos, mulheres grávidas, enfim, todos eram submetidos à longas e cansativas horas de trabalho. Isso, sem falar nas precárias condições nas quais as fábricas se encontravam.
Assim sendo, conclui-se que essa revolução, denominada Revolução Industrial, não representou uma reviravolta apenas no campo industrial/econômico, mas, também e com certeza, no campo social.

Texto feito por: Ruan Jonathan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário