sábado, 5 de fevereiro de 2011

Livro: O morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte

O morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë


O livro conta a passagem do Sr. Lockwood pelos arredores de Gimmertown, na Inglaterra. Ele aluga a Granja dos Tordos, que pertence ao Sr. Heathcliff e que fora apaixonado pela Srta. Catherine.

A Sra. Nelly Dean era governanta do Sr. Lockwood e fora criada junto com os protagonistas da história. Então, ela contou-lhe toda a história que se passara anos antes...

O morro dos ventos uivantes era a fazenda onde moravam a Srta. Catherine, seu irmão Hindley, sua mãe e seu pai. Certa vez, o patriarca da família fizera uma viagem e retornara com um menino que ele encontrara abandonado a caminho de casa. Este menino sem ninguém em todo o mundo fora, então, adotado pelo velho Sr. Earnshaw.

A chegada de Earnshaw em casa foi tumultuada e marcada pela discórdia, uma vez que os seus familiares trataram o pobre Heathcliff de maneira muito pouco cordial e preconceituosa. Esse tratamento para com o garoto se manteve por parte da Sra. Earnshaw e do filho, o que fez com que o menino injustiçado se transformasse no preferido do patriarca.

Catherine era igual ao pai. Era muito bondosa e aproximou-se, cada vez mais, de Heathcliff. Estes eram como irmãos. Até que, certo dia, brincando pelas redondezas do morro, eles foram à Granja dos Tordos e ficaram espionando seus moradores: os Linton.

A família Linton era constituída por Edgar, sua irmã Isabella e seus pais. Eles eram todos muito bem educados e se julgavam superiores a tudo e a todos.

De repente, Cathy e Heathcliff se fazem notar presentes e a menina é mordida por um dos cães de guarda dos Linton. Ela é levada para dentro da casa e ele obrigado a ir embora, vítima de preconceito por causa de sua aparência.

A menina passa um bom tempo com a família Linton, o que gera uma grande aproximação entre ela e o jovem Edgar. Ao voltar para casa, ela se porta como uma dos seus vizinhos, gerando em Heathcliff uma grande vergonha de, se quer, aproximar-se dela. Entretanto, o amor que ambos nutrem um pelo outro continua intacto; apenas aumentando.

Pouco depois de a menina voltar, os pais dela morrem e Hindley Earnshaw se torna dono da propriedade. Com a morte de seu protetor – o Sr. Earnshaw – e o ódio de Hindley, Heathcliff sofre bastante.

O tempo passa e Heathcliff abandona o Morro e parte para um lugar que ninguém jamais soubera onde. Então, Catherine casa-se com Edgar Linton. Cerca de três a quatro anos depois de partir, Heathcliff volta e fica sabendo do casamento de sua amada. A partir de então, ele tenta recuperá-la...

Que fim levará o casal? E os irmãos Linton? Até que ponto Heathcliff pode chegar para recuperar a amada? O que o Sr. Loockwood faz depois de escutar toda a história? São respostas que só podem ser adquiridas lendo o livro de Emily Brontë.


Opnião:


É um grande clássico da literatura mundial, sem sombra de dúvida.

É uma história drástica, que nos mostra o amor em sua pior ou melhor faceta – de acordo com o ponto de vista do leitor.

Heathcliff mostra-se um verdadeiro monstro – motivado pela vida sofrida que passara desde criança, se é que serve de desculpa para as crueldades que ele cometera – e nutre um sentimento que ultrapassa as barreiras do amor, chegando à obsessão. Em uma conversa com a governanta, a Sra. Dean, ele mostra do que é capaz em prol desse exagerado amor:


“ Vou contar-lhe o que fiz ontem, Nelly. Convenci o coveiro, que estava tratando da sepultura do Edgar Linton, a remover a terra de cima do caixão dela, e o abri. Por um momento, pensei que ficaria ali para sempre... quando vi seu rosto novamente... é ainda o seu rosto... foi difícil o homem conseguir arrancar-me daquela contemplação; mas disse-me que o aspecto se alteraria com o ar e então eu abri um dos lados do caixão... e voltei a cobri-lo... não do lado do Linton, diabos o levem! Quem dera que ele tivesse sido soldado num caixão de chumbo... e gratifiquei o coveiro para que arranque aquela parte do caixão dela quando eu for enterrado, e faça o mesmo com o meu. É assim que vai ser, e depois, quando o Linton nos alcançar, não vai saber distinguir-nos. [...]

- Não perturbei ninguém, Nelly. E trouxe a mim mesmo alguma paz; e tu, assim, terás mais chances de me manteres debaixo da terra quando chegar a minha vez. Perturbá-la? Não! Ela é que me tem perturbado dia e noite ao longo desses dezoito anos... incessantemente... sem remorsos... até ontem à noite... mas ontem à noite dormi tranqüilo. Sonhei que dormia o meu último sono ao lado dela, também adormecida, com o coração parado e o rosto frio colado ao seu.”

( Capítulo XXIX, pág. 248. Com adaptações )


A história se passa por volta de 1800 e, com isso, traz características bem típicas da linguagem e das crenças da época.

Acredito que tenha ganhado a fama que ganhou atualmente devido ao fato de ser o livro preferido de Bella, da saga Crepúsculo. Entretanto, confesso, que fiquei, de certa forma, decepcionado, pois esperava bem mais.

Com certeza, é um grande livro e que deve ser lido por todas as pessoas.


Textos feitos por: Ruan Jonathan.

6 comentários:

  1. Devo lhe avisar que há alguns equivocos no seu texto, especialmente na ordem que você disse que alguns fatos ocorrem. É melhor rever isso. Quanto a sua decepção... O que esperava? Essa é a história de amor mais intensa e romanticamente desesperada, beirando a loucura, que já foi escrita. E foi escrita pela filha de um pastor, uma jovem introspectiva que pouco pode conhecer da vida, já que morreu aos 30 anos, apenas um ano depois da publicação de seu único romance, que uma obra-prima da literatura universal. Então, o que "mais" você estava esperando? Sinto informar, mas você não teve entendimento suficiente para compreender a dimensão dessa obra.

    ResponderExcluir
  2. Resposta à crítica recebida:
    “Meu caro(a), gostaria de agradecer seu comentário. Através dele vi que você é um bom entendedor do livro e, aparentemente, um adorador, também. Agradeço sua visita ao meu blog e sua opinião.
    Quanto ao resumo do livro, peço desculpas se me equivoquei e coloquei os fatos em uma ordem cronológica não coerente com a história. Entretanto, peço que, se possível, me indique alguns desses equívocos para que eu possa corrigi-los.
    Quanto à opinião, tenho que discordar de você. Eu escutei tantos rumores e boatos sobre o livro e, sim, eu esperava mais. Acredito que isso não seja uma questão de ‘falta de entendimentopara compreender a dimensão da história’ e, sim, uma questão de ponto de vista e opnião.
    Percebe-se que você é uma pessoa madura e inteligente. E é sempre bom saber que pessoas como você visitam meu blog. Espero que, caso haja próximos comentários, você os assine para que possamos discutir a questão da ‘opinião’ melhor. Mais uma vez, muito obrigado!”
    Atenciosamente, Ruan Jonathan.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comprar o livro, estou doida para ler! Vi o filme de 2009 é lindo..

    ResponderExcluir
  4. Quero corroborar aqui que gostar ou não de um livro é bastante pessoal. Eu me apaixonei por este livro desde os meus 15 anos.Agora tenho 64 e já reli 9 vezes em diferentes momentos da vida.Portanto é uma história para diferentes idades.Mais incrível é conhecer a história de Emily e sua família

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é simplesmente FANTÁSTICO! Estou estudando-o, e é uma fonte inesgotável de conhecimento, estudos em todos os aspectos que se possa imaginar. A autora é brilhante.

    ResponderExcluir