sábado, 5 de fevereiro de 2011

Livro: O morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte

O morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë


O livro conta a passagem do Sr. Lockwood pelos arredores de Gimmertown, na Inglaterra. Ele aluga a Granja dos Tordos, que pertence ao Sr. Heathcliff e que fora apaixonado pela Srta. Catherine.

A Sra. Nelly Dean era governanta do Sr. Lockwood e fora criada junto com os protagonistas da história. Então, ela contou-lhe toda a história que se passara anos antes...

O morro dos ventos uivantes era a fazenda onde moravam a Srta. Catherine, seu irmão Hindley, sua mãe e seu pai. Certa vez, o patriarca da família fizera uma viagem e retornara com um menino que ele encontrara abandonado a caminho de casa. Este menino sem ninguém em todo o mundo fora, então, adotado pelo velho Sr. Earnshaw.

A chegada de Earnshaw em casa foi tumultuada e marcada pela discórdia, uma vez que os seus familiares trataram o pobre Heathcliff de maneira muito pouco cordial e preconceituosa. Esse tratamento para com o garoto se manteve por parte da Sra. Earnshaw e do filho, o que fez com que o menino injustiçado se transformasse no preferido do patriarca.

Catherine era igual ao pai. Era muito bondosa e aproximou-se, cada vez mais, de Heathcliff. Estes eram como irmãos. Até que, certo dia, brincando pelas redondezas do morro, eles foram à Granja dos Tordos e ficaram espionando seus moradores: os Linton.

A família Linton era constituída por Edgar, sua irmã Isabella e seus pais. Eles eram todos muito bem educados e se julgavam superiores a tudo e a todos.

De repente, Cathy e Heathcliff se fazem notar presentes e a menina é mordida por um dos cães de guarda dos Linton. Ela é levada para dentro da casa e ele obrigado a ir embora, vítima de preconceito por causa de sua aparência.

A menina passa um bom tempo com a família Linton, o que gera uma grande aproximação entre ela e o jovem Edgar. Ao voltar para casa, ela se porta como uma dos seus vizinhos, gerando em Heathcliff uma grande vergonha de, se quer, aproximar-se dela. Entretanto, o amor que ambos nutrem um pelo outro continua intacto; apenas aumentando.

Pouco depois de a menina voltar, os pais dela morrem e Hindley Earnshaw se torna dono da propriedade. Com a morte de seu protetor – o Sr. Earnshaw – e o ódio de Hindley, Heathcliff sofre bastante.

O tempo passa e Heathcliff abandona o Morro e parte para um lugar que ninguém jamais soubera onde. Então, Catherine casa-se com Edgar Linton. Cerca de três a quatro anos depois de partir, Heathcliff volta e fica sabendo do casamento de sua amada. A partir de então, ele tenta recuperá-la...

Que fim levará o casal? E os irmãos Linton? Até que ponto Heathcliff pode chegar para recuperar a amada? O que o Sr. Loockwood faz depois de escutar toda a história? São respostas que só podem ser adquiridas lendo o livro de Emily Brontë.


Opnião:


É um grande clássico da literatura mundial, sem sombra de dúvida.

É uma história drástica, que nos mostra o amor em sua pior ou melhor faceta – de acordo com o ponto de vista do leitor.

Heathcliff mostra-se um verdadeiro monstro – motivado pela vida sofrida que passara desde criança, se é que serve de desculpa para as crueldades que ele cometera – e nutre um sentimento que ultrapassa as barreiras do amor, chegando à obsessão. Em uma conversa com a governanta, a Sra. Dean, ele mostra do que é capaz em prol desse exagerado amor:


“ Vou contar-lhe o que fiz ontem, Nelly. Convenci o coveiro, que estava tratando da sepultura do Edgar Linton, a remover a terra de cima do caixão dela, e o abri. Por um momento, pensei que ficaria ali para sempre... quando vi seu rosto novamente... é ainda o seu rosto... foi difícil o homem conseguir arrancar-me daquela contemplação; mas disse-me que o aspecto se alteraria com o ar e então eu abri um dos lados do caixão... e voltei a cobri-lo... não do lado do Linton, diabos o levem! Quem dera que ele tivesse sido soldado num caixão de chumbo... e gratifiquei o coveiro para que arranque aquela parte do caixão dela quando eu for enterrado, e faça o mesmo com o meu. É assim que vai ser, e depois, quando o Linton nos alcançar, não vai saber distinguir-nos. [...]

- Não perturbei ninguém, Nelly. E trouxe a mim mesmo alguma paz; e tu, assim, terás mais chances de me manteres debaixo da terra quando chegar a minha vez. Perturbá-la? Não! Ela é que me tem perturbado dia e noite ao longo desses dezoito anos... incessantemente... sem remorsos... até ontem à noite... mas ontem à noite dormi tranqüilo. Sonhei que dormia o meu último sono ao lado dela, também adormecida, com o coração parado e o rosto frio colado ao seu.”

( Capítulo XXIX, pág. 248. Com adaptações )


A história se passa por volta de 1800 e, com isso, traz características bem típicas da linguagem e das crenças da época.

Acredito que tenha ganhado a fama que ganhou atualmente devido ao fato de ser o livro preferido de Bella, da saga Crepúsculo. Entretanto, confesso, que fiquei, de certa forma, decepcionado, pois esperava bem mais.

Com certeza, é um grande livro e que deve ser lido por todas as pessoas.


Textos feitos por: Ruan Jonathan.