sábado, 15 de janeiro de 2011

Sociologia - Ética e Cidadania: Responsabilidade e Respeito

Ética e Cidadania: Responsabilidade

e Respeito

2. Resumo

Os conceitos de cidadania e ética e as funções do Estatuto do Idoso são assuntos polêmicos que causam grandes discussões acerca do assunto. No meu trabalho, serão encontrados dados que nos levam a uma reflexão e à formação de uma opnião acerca do tema abordado. Afinal, qual é a função do Estatuto do Idoso? Qual sua importância? O que é ética? E cidadania?

3. Introdução

O principal objetivo do trabalho que se segue é chegar a um consenso e responder a perguntas como: o que é ética e cidadania? Além disso, permitir a formação de uma opnião fundamentada e consistente acerca do assunto.

4. Texto:

4.1. Cidadania

Entende-se por cidadania o direito de participar ativamente da sociedade na qual o indivíduo está inserido. Um conjunto de direitos e deveres que permite a uma pessoa participar da vida e do governo de seu povo. Uma pessoa sem cidadania fica em uma posição de inferioridade no grupo em que essa está inserida e é “impedida” de tomar decisões importantes para sociedade, por exemplo. Desde a Grécia e Roma antigas notam-se o surgimento de uma futura cidadania. Já haviam designações de cargos e atribuições sociais. Apenas pessoas “oficialmente cidadãs” tinham o direito de ocupar cargos importantes e tomar decisões para a sociedade. Foi na França do século XVIII ( com a Revolução Francesa ) e nos EUA ( com a Declaração dos Direitos Humanos ) que o conceito de cidadania foi oficialmente adotado, com influências da Roma antiga. E foi também na França que se introduziu na legislação moderna as resignações de cidadania e cidadania ativa. A cidadania teve um sentido político no século XVIII, mas, atualmente, tem um sentido jurídico. As “normas” para uma pessoa ser considerada cidadã vai de acordo com as leis de cada Estado. No Brasil, por exemplo, é considerado um cidadão brasileiro uma pessoa que tenha nascido aqui ou tenha descendência – no caso, pai ou mãe – brasileira. A cidadania indica que um “cidadão oficial” tem direito a todas as leis que o Estado reserva a seus cidadãos e uma futura proteção em territórios estrangeiros – aí entra o papel das embaixadas. O direito de votar e ser votado, influenciar nas decisões do governo, ter uma função e um emprego na Administração pública são exemplos dos direitos concedidos pela cidadania.

"Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis.

( Jaime Pinsky, A História da Cidadania. )

Influenciada por idéias iluministas do século XVIII, foi criada a Declaração dos Direitos Humanos nos EUA. Entre eles, destacam-se: -direito à todas as formas de liberdade ( de expressão, de pensamento, de manifestação, de culto, de orientação sexual, e associação, etc. ); - direito à saúde, habitação, lazer, cultura, segurança, esporte e direitos trabalhistas; - direito à integridade física e moral, à igualdade e à vida.

4.2. Ética

É uma palavra com relativa dificuldade de definição. Entretanto, é expressa por um conjunto de valores que uma sociedade impõe sobre um ou mais indivíduos. É uma espécie de manual, que nos mostra a maneira “correta” de agir em determinadas circunstâncias e situações. É difícil falar e basear-se em uma ética universal, uma vez que não temos um modelo ético específico. A ética é uma espécie de acordo entre as partes envolvidas em um processo social, construído ao longo dos séculos e modelado de acordo com a sociedade.

4.3. Estatuto do Idoso

É, nada mais nada menos, do que acordos e leis que garantem os Direitos Humanos dos idosos. Foi implantado em 1° de Outubro de 2003 ( na gestão do Presidente Lula ) mas até hoje ainda é um grande desconhecido de toda a população e, principalmente, de grande parte dos idosos. É realmente lastimável que esse seja um desconhecido da população. A lei foi implantada, mas, na prática, não é cumprida. O que deve mudar nos próximos anos, uma vez que essa é uma questão bastante importante e cobrada no cenário internacional.

”Se a sociedade inventou a velhice, cabe aos idosos reinventarem a sociedade.” ( Marcelo Antônio Salgado, assistente social e gerontólogo de SP )

5. Conclusão

Pode-se compreender por cidadania não apenas um direito mas, sim, um dever de todas as pessoas participarem ativamente de sua sociedade. Além do mais, pode-se concluir que a ética é realmente indispensável ao convívio pacífico e tranquilo de toda uma sociedade. Além disso, o mundo seria um verdadeiro caos sem nenhuma regra ou princípio a ser seguido. Não, a ética não é um conjunto de regras e, sim, apenas um esboço disso.

Texto feito por: Ruan Jonathan

O símbolo Perdido - Dam Browm

O Símbolo Perdido – Dam Browm


O Símbolo Perdido – mais recente lançamento do incrível escritor Dam

Browm – narra a emocionante história de Robert Langdon

que, desta vez, tem a difícil missão de revelar os segredos da

Pirâmide Maçônica para salvar seu amigo.



Ao acordar em uma bela manhã, Robert Langdon – professor de Simbologia em Harvard – vê o recado do secretário de seu amigo, Peter Solomon, pedindo-lhe que vá ao Capitólio dos EUA, em Washington D.C, para dar uma palestra no mesmo dia. Langdon fica surpreso, mas atende ao pedido do amigo.

Peter Solomon, um importante maçon dos EUA sempre foi muito misterioso. Certa vez, ele entregou a Langdon um embrulho e pediu-lhe que guardasse tal coisa em um lugar bem seguro. Pois, de acordo com ele, era algo que, em “mãos erradas”, poderia causar um estrago irreparável para todo o mundo.


O professor de simbologia se vê completamente perdido ao chegar ao Capitólio e ficar sabendo que não daria nenhuma palestra por ali. Assim, na Rotunda do Capitólio, um

homem completamente disfarçado entra no local e deixa uma mão no chão. Ao ver o que foi deixado pelo homem misterioso, Robert fica estupefato. Em questão de minutos, a segurança local chega e isola o curioso artefato.


Inoue Sato, a diretora do Escritório de Segurança da CIA, rapidamente chega à Rotunda e passa a comandar as investigações. Então, Robert recebe um misterioso telefonema do suposto secretário de Peter. O homem então lhe dá uma tarefa: desvendar todos os segredos da Pirâmide Maçônica até as 24:00hs e, assim, salvar a vida de seu amigo. Langdon, após desligar o telefone, vê que a mão deixada no chão era de Peter Solomon.


Katherine Solomon, irmã de Peter e importante pesquisadora da ciência noética, descobre que seu irmão tinha um psiquiatra e vai à casa do mesmo para conversar sobre a saúde do maçon. O homem se mostra muito íntimo de Peter e, então, adquire a confiança de Katherine. Poucas horas mais tarde, esse mesmo homem vai ao Instituto Smithsonian, onde fica o laboratório da pesquisadora, alegando ter informações sobre Peter, uma vez que este estava incomunicável a um bom tempo.


Junto com a investigação para descobrir o segredo da Pirâmide Maçônica, começa o grande desenrolar da história. A partir de então, começam a surgir cada vez mais dúvidas e as respostas estão bem longe de serem reveladas. Pode-se falar que as principais incógnitas do livro são: quem é o suposto secretário de Peter? O que motiva sua obsessão pela Pirâmide? Qual é o grande segredo da Pirâmide Maçônica? Entre muitas outras.


Opnião:

O Símbolo Perdido – mais recente lançamento do renomado escritor Dam Brow – é um livro realmente incrível. O autor mantêm seu estilo dinâmico e instigante de escrever e, com isso, consegue, sem sombra de dúvida, prender o leitor do início ao fim da história.


É um livro com grandes mistérios e revelações. Fala sobre a história dos EUA e sobre seus pais fundadores e, claro, o tema principal, a Maçonaria. Uma sociedade secreta magnífica. Dam fala sobre seus objetivos, ritos de iniciação, preconceitos por parte dos que não a conhecem direito e sobre seus grandes segredos. Entre eles, o que essa sociedade guarda com tanto empenho e o porquê de permanecer no anonimato.


Um livro com uma complexidade imensurável e uma ótima fonte de informações. Humildemente, tentei – espero que tenha sido com êxito – fazer um breve resumo dessa incrível história. Mas uma coisa posso dizer com certeza: este é o melhor livro do ilustre escritor Dam Browm.


Resumo feito por: Ruan Jonathan

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Divulgação do resultado do ENEM 2010

Resultado ENEM 2010

  Foi divulgado nesta sexta-feira ( 14/01/2011 ) o resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010. As notas individuais estão no site:
http://www.enem.inep.gov.br/

Além disso, foi divulgado também o resultado da Primeira Etapa do processo seletivo para o Vestibular da UFMG - 2011. A consulta pode ser feita apenas por curso. Mais informações e a consulta no site:

 https://sistemas.ufmg.br/vest/